Grande parte dos universitários tem acesso à internet

Mais de 90% dos alunos das instituições de ensino superior públicas têm acesso à internet. Nas particulares, o índice é ainda maior — 92,1% dos ingressantes e 94,4% dos concluintes declaram ter acesso à rede. É o que mostram os dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2004 (tabela 1).

Participaram do exame alunos do primeiro e do último ano nas áreas de agronomia, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia.

As próprias universidades são o local mais usado para utilização do computador por alunos das redes pública (76,3%) e privada (86,6%). Também os formandos costumam utilizar os micros nas universidades: 75,4% nas públicas e 84,5% nas particulares. O número dos que usam computador em casa cai para 66,8% e 63,9%, respectivamente (tabelas 2 a 5).

Quase a totalidade dos alunos informou que usa o computador para trabalhos escolares. Para a comunicação via e-mail, a porcentagem cai para 86% nas públicas e 80% nas particulares. Chama a atenção a diferença entre ingressantes e concluintes que afirmam utilizar o computador em trabalhos profissionais (tabelas 6 a 11). (Assessoria de Comunicação do Inep)

Fonte: Mec

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos