Alagoas é pioneiro em saúde escolar

Alagoas é o primeiro Estado do Brasil a incluir um capítulo sobre saúde escolar no Plano Estadual de Educação. O objetivo é estabelecer uma política que visa à melhoria na qualidade de vida da população em idade escolar. O Plano Estadual de Educação estabelecerá as diretrizes da área entre os anos de 2005 e 2015 e será entregue ao governador Ronaldo Lessa para que possa ser enviado à Assembléia Legislativa para análise e aprovação.

Entre os objetivos da inclusão do capítulo sobre saúde escolar estão: estabelecer uma política de integração entre educação, saúde, ciência, tecnologia e trabalho; assegurar a assistência à saúde com abordagem multi e interdisciplinar no sistema de saúde; favorecer a implantação do Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Violências nas Escolas em todas as unidades de ensino e desenvolver e valorizar os profissionais de educação e saúde.

Segundo a coordenadora do Programa de Educação em Saúde da Secretaria Executiva de Saúde, Mércia Lamenha, o plano visa, entre outras coisas, realizar um diagnóstico inicial das ações de promoção de saúde nas escolas; planejar, sistematizar, avaliar e estimular ações e implantar uma rede de comunicação entre as escolas, objetivando socializar informações e experiências de saúde na escola.

“Queremos também favorecer a discussão, priorizando temas como gravidez não planejada, DST/Aids, aleitamento materno, prevenção de doenças crônico-degenerativas, diagnóstico precoce de déficit visual, auditivo e mental e controle de doenças infectocontagiosas”, finalizou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos