Renan: proibição de comércio de armas é o primeiro passo para redução da violência

Proibir definitivamente o comércio de armas de fogo é o primeiro passo para a redução da violência no Brasil. A opinião foi manifestada nesta segunda-feira (5) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, em palestra no seminário internacional "Propostas para um Novo Modelo de Persecução Criminal – Combate à Impunidade", promovido pelo Conselho da Justiça Federal.

Renan destacou ser visível o anseio da população por uma nova ordem jurídica que responda às necessidades da sociedade atual e expressou sua convicção de que o Estatuto do Desarmamento, que deverá ser confirmado ou não em 23 de outubro deste ano, é hoje um dos principais instrumentos de cidadania que a população possui.

A proibição da venda de armas no Brasil, disse ainda Renan, depende agora do voto da população brasileira. Nesse sentido, acrescentou, o referendo é um um passo fundamental da democracia participativa que se amplia em todo o mundo.

– O referendo é a oportunidade para que os brasileiros decidam que modelo de sociedade desejam, se o modelo da paz e da solidariedade ou o modelo da violência e da criminalidade. O Brasil, hoje, tem menos de três por cento da população do mundo e registra entre 10 e 13 % dos crimes por arma de fogo que ocorrem no mundo – lembrou o senador.

O presidente do Senado disse ainda considerar que somente uma justiça mais ágil e mais eqüitativa produzirá um país no qual não apenas pobres permaneçam presos e onde se respeite a propriedade pública.

Fonte: Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos