Presidente do STJ critica atuação das CPIs

O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Edson Vidigal, criticou nesta segunda-feira a atuação dos parlamentares nas CPIs –Bingos, Correios e Mensalão– e afirmou que as investigações precisam ser refeitas por órgãos como o Ministério Público.

Para ele, a impunidade é fruto da falta de objetividade na apuração das denúncias por parte das comissões.

"Elas [comissões] estão treinando e é bom treinar, mas nós não podemos confiar totalmente apenas na apuração. É preciso que tenhamos um Estado mais aparelhado, senão vamos contribuir para a impunidade pela morosidade", disse.

O ministro do STJ lembrou que o relatório final da CPI deve ser encaminhado ao Ministério Público, que pode oferecer a denúncia.

"Temos visto que as CPIs terminam, a papelada é mandada para o Ministério Público, que vai se virar junto com a Polícia Federal. Depois, é que vai se chegar à conclusão se tem ou não prova suficiente para se instaurar a ação penal."

Vidigal defendeu ainda que os partidos políticos busquem integrantes mais experientes no exercício do Direito. O ministro participa hoje do seminário "Propostas para um Novo Modelo de Persecução Criminal-Combate à Impunidade".

Fonte: Uol

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos