Maceió sediará Simpósio Internacional sobre Ecossistemas

Entre os dias 25 a 29 de setembro, o Hotel Jatiúca sediará o II Simpósio Internacional sobre Gestão Durável dos Ecossistemas “Prospectiva das Savanas, Cerrados, Caatingas e Tabuleiros Costeiros”. O simpósio terá o objetivo de estudar as melhores condições, no futuro, de gestão das zonas de savanas tropicais e reunirá professores e pesquisadores de vários países.

Serão examinados os constrangimentos ecológicos, sociais e econômicos associados ao desenvolvimento destas regiões, a partir de três objetivos: o desenvolvimento sustentável, o interesse econômico e a equidade social, como explica a professora Vera Dubeaux.

Organizado em Maceió, este simpósio permitirá uma aproximação, fundada em experiências concretas realizadas no Brasil das savanas e também, mais particularmente, no Nordeste brasileiro, profundamente atingido pela seca e, em alguns lugares, já transformados pela “revolução verde”.

Também serão analisados os impactos do desenvolvimento da exploração das Caatingas sobre a Mata Atlântica vizinha ou ainda sobre os recursos e os ecossistemas aquáticos do rio São Francisco (bacia fluvial do São Francisco).

Na programação do evento consta, ainda, visita do complexo hidroelétrico do Xingó e aos “sites” naturais, agrícolas e industriais da região das caatingas do Sertão dos muncípios de Água Branca, Delmiro Gouveia e Piranhas.

Fonte: Ufal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos