Brasil é o oitavo país com maior desigualdade, afirma relatório da ONU

O Relatório de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU) analisou 177 países e concluiu que o Brasil está na oitava colocação no ranking de maiores desigualdades sociais.

O relatório mostra que 46,9% da renda nacional está nas mãos da população 10% mais rica. "Só em cinco países os 10% mais pobres ficam com uma parcela de renda menor que a dos pobres brasileiros, que é de 0,7%. Venezuela e Paraguai (0,6%), Serra Leoa, Lesoto e Namíbia (0,5%)", informa o texto.

O relatório acrescenta, ainda, que o Brasil é usado como exemplo de má distribuição de renda. De acordo com o documento, "a renda dos 10% mais pobres do Brasil é menor que a dos 10% mais pobres do Vietnã", destaca.

O primeiro lugar na lista de países mais desiguais do mundo ficou com a Namíbia, na África. O país é seguido por outras cinco nações africanas: Lesoto, Botsuana, Serra Leoa, República Centro-Africana, Suazilândia. Em sétimo lugar, está a Guatemala, país da América Central.

A desigualdade social nos países é medida pelo coeficiente de Gini – em referência ao italiano Corrado Gini, idealizador do índice.

Fonte: Radiobras

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos