Secretaria de Turismo desenvolve ações no Estado

Secretaria Executiva de Turismo, por meio de suas gerências, está executando até o final do ano uma série de atividades, com o objetivo de incrementar o setor no Estado. Essas ações começaram com a participação no Salão de Turismo, em São Paulo, maior evento do setor no país, promovido pelo governo federal, em parceria com os governos estaduais, por meio de suas secretarias específicas.

Entre os eventos que contará com apoio do governo do Estado, por meio da Setur, está o Eco Vela, competição ecológica a ser promovida pela Braskem na região da lagoa Mundaú. O órgão está trabalhando também na reformulação do Plano Estadual de Turismo, que deverá ser apresentado ao Fórum Estadual do setor.

A Secretaria Executiva de Turismo tem articulado reuniões com as secretarias municipais para uma maior sintonia entre as políticas do desenvolvimento do segmento nos estados e nos municípios. E, para complementar este trabalho, estão sendo realizadas reuniões sistemáticas com as diferentes regiões turísticas do Estado, visando o envolvimento do governo em todas as ações. Também vem sendo buscada uma aproximação maior entre os atores que interferem no desenvolvimento do turismo como o Sebrae, Senac, Prodetur, Banco do Nordeste, Funcred, entre outros.

Em busca de verbas do Ministério do Turismo, está sendo desenvolvido o Projeto de Regionalização, que envolve recursos na ordem de R$ 216 mil, com R$ 24 mil de contrapartida do Estado. A Setur também esteve presente na elaboração do Progeal.

A realização de uma pesquisa sobre a ocupação hoteleira e as estatísticas sobre o turismo no Estado é outro trabalho que a secretaria vem dando andamento. Dentro da Gerência de Capacitação, vêm sendo realizados cursos de capacitação nas áreas de serviços e educação turística nos municípios.

Para garantir os direitos dos turistas, o órgão vem trabalhando na conscientização das empresas a respeito das normas e dos bons caminhos da legalidade junto às empresas que prestam e utilizam serviços turísticos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos