Postos de combustíveis de Maceió ainda não reajustaram preços

Surpresa agradável. É o que pode dizer quem abasteceu o veículo, a partir da 0h de hoje, em alguns postos de Maceió que ainda não adotaram o reajuste médio de 9% no preço da gasolina e diesel, já em vigor, em todo país. O Alagoas 24 Horas percorrer nove postos na parte baixa de Maceió e a informação é a mesma em todos: quem tem combustível em estoque deve manter o preço até o início da semana.

A Petrobras autorizou o reajuste em 10% e o diesel em 12% no diesel nas refinarias. Os percentuais não incluem ICMS (Imposto de Circulação sobre Mercadorias e Serviços).

A Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes) estima que a gasolina deve ficar entre 7,5% e 9% mais cara nas bombas e que o diesel pode subir 10% para o consumidor. O percentual pode sofrer variações em razão do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) de cada Estado.

Os reajustes anunciados pela estatal incluem impostos como a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) e o PIS/Cofins, que representam cerca de 18% do preço da gasolina nas bombas, mas não o ICMS, responsável por 32% do preço da gasolina. O percentual do preço de realização da Petrobras representa 28% do valor cobrado nas bombas.

Os percentuais anunciados pela Petrobras serão pagos pelas distribuidoras de combustíveis quando adquirirem o produto nas refinarias.

A Petrobras destaca que o impacto para o consumidor será, de fato, menor porque os aumentos não incidem sobre os impostos nem sobre os 25% de álcool que compõem a gasolina, nem sobre as parcelas de distribuição e revenda.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos