Prefeito e vereador de Alagoas vão a Brasília defender eleições unificadas no Brasil

Aproveitando o momento de extremo fortalecimento na política brasileira, prefeitos e vereadores de Alagoas viajam juntos para Brasília, onde participam entre os dias 27 e 28 deste mês, de um encontro que vai reunir chefes do executivo e representantes do legislativo municipal de todo o país.

O objetivo é garantir maior comprometimento dos deputados e senadores com os interesses municipalistas. Esta foi a tônica das reuniões realizadas na última segunda-feira, pelas entidades estaduais de municípios com os parlamentares dos respectivos estados.

Em Alagoas prefeitos e vereadores resolveram se unir para acrescentar mais um item entre as reivindicações que contemplam a pauta de Brasília. O prefeito de Jacaré dos Homens, Marcelo Souto (PL) e o vereador por Murici, Anízio Amorim, o Anizão (PCdoB), querem que as duas categorias também defendam eleições unificadas. “Para se evitar as fraudes e diminuir gastos nas eleições é preciso, primeiro, que o pleito seja único. Só aí, agente já garante um decréscimo financeiro. Quanto aos escândalos, aí é com a justiça eleitoral”, diz Anizão.

O prefeito Marcelo Souto acrescenta que a proposta deve ser votada já na reforma política e que tudo depende do interesse dos próprios deputados e senadores. “Chegamos ao limite de tudo o que de ruim move a política brasileira. Se querem mesmo mudar tudo isso, vamos começar pela unificação das eleições. Nós – prefeitos e vereadores – temos que trabalhar juntos, fazendo pressão, para que essa reforma seja mudada”, diz o prefeito.

Para a presidente da Associação de Municípios de Alagoas (AMA), Rosiana Beltrão, os parlamentares precisam se comprometer ainda mais em ajudar os municípios. “As dificuldades são muitas e sem o comprometimento da nossa bancada a população será a mais prejudicada. Os gestores não têm mais como oferecer serviços sem a contrapartida do governo federal. Estamos trabalhando no limite”, diz a Rosiana. A mobilização dos prefeitos de Alagoas conta com a adesão da União dos Vereadores de Alagoas que também vai participar da reunião.

Pauta municipalista

A pauta de reivindicações contempla os seguintes projetos: aperfeiçoamento da proposta do Fundeb, aumento de 1% do percentual do FPM, limite dos gastos com precatórios em no máximo 2%, isenção de impostos sobre Produtos Industrializados (IPI), Repasse de 100% do Imposto Territorial Rural (ITR) e criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos