Aeroporto Internacional é pioneiro no uso de gás natural

O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares será o único no país a utilizar a energia proveniente do gás natural. A partir da meia-noite do dia 16 de setembro, o novo aeroporto estará em funcionamento e a expectativa dos profissionais do Turismo em Alagoas é a de que o setor seja o primeiro colocado no Produto Interno Bruto, PIB, do Estado.

Segundo o engenheiro responsável pelas obras do aeroporto, Ernesto Damaçu, o projeto de geração de energia pelo gás natural representa economia nos gastos e autonomia operacional. “É uma parceria entre a Petrobrás, Infraero e o Governo do Estado, pela Algás, e será utilizado na climatização do ambiente, na energia e água gelada”, explicou.

O engenheiro disse ainda que, depois da inauguração, o antigo aeroporto será desativado e que o presidente da Infraero espera propostas do governador para estudar o que será feito no local. “Os contratos das lojas foram remanejados para o novo aeroporto e outras serão instaladas, como o Bob’s e a Casa do Pão de Queijo”, revelou Damaçu.

Para o setor do Turismo, o novo aeroporto e o Centro de Convenções, recém inaugurado, representam melhorias no Estado de Alagoas. Segundo o presidente do Maceió Convention Bureau, Márcio Coelho, a expectativa é de que os lucros com o turismo continuem aumentando. “O PIB do setor é o segundo maior do Estado, somente 20% abaixo da renda gerada pela cana-de-açúcar”, disse.

As negociações para conseguir vôos estrangeiros já estão sendo feitas e, em 19 de dezembro, Maceió receberá o segundo vôo fretado vindo da Itália. “O vôo virá de Milão, e também receberemos vôos semanais de Portugal”, explicou Coelho.

De 2003 para 2004, foi registrado um aumento de 20% de turistas. E até este ano, o acréscimo foi de 5%, mas o setor espera que o ano termine com 15% de aumento. Para o presidente do Maceió Convention Bureau, o que ainda falta para o Estado são obras estruturantes, como a construção de vias de acesso, saneamento básico e novos resorts.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos