Campeonato Alagoano de Kung Fu movimenta atletas de Maceió e interior

A Federação Alagoana de Kung Fu Wushu, FAKFU, realiza o IX Campeonato Alagoano de Kung Fu Wushu entre os dias 17 e 18 deste mês, no Ginásio do Colégio Santa Úrsula. A competição deve reunir 100 praticantes da arte marcial provenientes de 12 academias da capital alagoana e do interior.

O desempenho no campeonato servirá de critério para escolher os representantes de Alagoas no XVI Campeonato Brasileiro de Kung Fu Wushu, a ser realizado na cidade de Santa Maria (RS), em novembro.

Os atletas competirão em quatro categorias: tradicional, moderno ou olímpico, sanshou (combate) e estilo livre. Em sanshou, Flávio Silva, 26 anos, é um dos destaques. Praticante do kung fu há 13 anos, ele coleciona títulos internacionais importantes, como o campeonato mundial de 2001, em Orlando, nos Estados Unidos e o World Cup International Marcial Arts de 1999, em Budapeste, Hungria. Ele também é bi-campeão brasileiro.

Apesar dessas e de outras conquistas, competir no Alagoano é especial para Flávio Silva. “É o primeiro passo para chegar no Mundial, o objetivo de todo o atleta, além de ser uma grande festa, um momento especial, já que reencontro velhos amigos”, afirmou.

Outro atleta que promete ser a revelação deste campeonato é Sérgio Nascimento, de apenas 13 anos. È o praticante que competirá com o maior número de katis (seqüências de movimentos), três do kung fu tradicional e um do moderno. Sérgio treina quatro vezes por semana e, com a modéstia de gente grande, disse que tem um longo caminho a percorrer, “numa caminhada de um quilômetro, sempre se começa pelo primeiro passo”.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos