Argentina vence Venezuela e dá título do Sul-Americano ao Brasil

A Argentina venceu a Venezuela por 3 sets a 1 (27-25, 26-24, 25-27 e 25-22) neste sábado e fez com que o Brasil conquistasse por antecipação o 25º título no Campeonato Sul-Americano masculino de vôlei, em Lages (SC). Pouco antes, a seleção brasileira havia derrotado o Chile por 3 a 0 (25-9, 25-18 e 25-17).

Com os resultados, o Brasil chega à última rodada com oito pontos (quatro vitórias), seguido de Argentina e Venezuela com sete (três vitórias e uma derrota). Entretanto, os brasileiros não podem mais ser ultrapassados pelos rivais no primeiro critério de desempate, o saldo de sets.

Assim, o jogo contra a Venezuela na última rodada vai servir apenas para cumprir tabela. Já a Argentina enfrenta o Paraguai podendo terminar o Sul-Americano na segunda colocação.

Este é o 25º título sul-americano do Brasil. A seleção só não foi campeã uma única vez no torneio, em 1964, porque não disputou a competição. O resultado também serve para apagar o gosto amargo deixado pela derrota na final da Copa América para os Estados Unidos, no mês passado, em São Leopoldo (RS).

Com o título, o Brasil garante vaga para a Copa dos Campeões, que será realizada no final do ano no Japão. O país já havia conquitado um título na temporada, a Liga Mundial.

Contra o Chile, o Brasil realizou o seu jogo mais fácil no torneio. Com muitos erros na recepção, os chilenos não ofereceram qualquer resistência ao Brasil, que rapidamente chegou até 16-2, principalmente devido ao saques forçados e aces. Daí em diante, a seleção brasileira ainda permitiu que os chilenos marcassem mais sete pontos, fechando em 25-9.

Neste primeiro set, o oposto Anderson foi o maior pontuador, com sete acertos, sendo cinco de ataque e dois de saque. Pelo time adversário, quem mais marcou foi o ponta Elias Figueroa, com dois ataques.

Os chilenos voltaram mais animados para o segundo set, conseguiram sair em vantagem (3 a 1) e equilibrar o jogo até o primeiro tempo técnico (8-6 para o Brasil). Mas a equipe brasileira abriu vantagem de quatro pontos (12-8), mantendo-a sem muitos problemas, apesar de alguns momentos de desconcentração. A equipe deslanchou na parte final para vencer por 25-18.

Anderson, Samuel e Dante dividiram o posto de maior pontuador, com quatro pontos de ataque cada, mesmo número obtido por Gevert, jogador quem mais somou para o Chile. Neste set, Bernardinho ainda colocou o levantador Rapha e o ponta Felipe nos lugares de Marcelinho e Dante, respectivamente.

Mais concentrado, o Brasil abriu direto 5-1. Porém, menos eficiente no saque e na recepção, deixou que os adversários marcassem mais quatro pontos (8-5). A equipe brasileira administrou a vantagem e a grande novidade do terceiro set foi quando Bernardinho atendeu aos gritos da torcida de e colocou Giba para jogar. Com o ponteiro na quadra, a seleção fechou em 25-17.

"Depois do primeiro set, que massacramos o Chile, entramos um pouco no jogo deles e a partida ficou um pouco morna", analisou o técnico Bernardinho em entrevista à Sportv.

No primeiro jogo do dia, a Colômbia conseguiu sua primeira vitória na competição ao fazer 3 a 1 no Paraguai, com parciais de 25-19, 25-19, 13-25 e 26-24.

Fonte: Uol

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos