PT realiza eleições em todo o País

Alagoas 24 HorasFilados do Partido dos Trabalhadores na primeira etapa de votações

Filados do Partido dos Trabalhadores na primeira etapa de votações

Começou às 9h e vai até às 17h, a eleição dos diretórios – nacional, estadual e municipal – do Partido dos Trabalhadores (PT). Em alagoas o partido tem representatividade em 92 municípios, mas apenas 70 podem participar do segundo Processo de Eleições Diretas (PED). Dos 6.331 filiados aptos a votarem, 1.788 são de Maceió, onde a votação acontece no Clube de Engenharia. A apuração será na sede do Diretório estadual.

As chapas

Em nível nacional estão inscritas 10 chapas e sete candidatos disputam a presidência do partido.

Já em Alagoas, a disputa pela presidência do diretório regional está entre o atual presidente do PT, deputado estadual Paulo Fernando dos Santos (Paulão), da tendência Articulação Unidade na Luta, que tem o apoio da tendência Democracia Socialista (DS); o delegado da Secretaria Nacional de Abastecimento e Pesca, em Alagoas, Paulo Nunes, da tendência Articulação de Esquerda; e o professor Luiz Gomes Luizinho , da tendência O Trabalho.

Diretório municipal

A disputa pela presidência do diretório municipal também é uma queda de braço entre os candidatos do diretório estadual. A professora Lenilda Lima, da DS, tem o apoio do deputado Paulão; Marcos Antônio Alves (Marcão), de Paulo Nunes e Valdir Dias, o apoio do professor Luizinho.

No interior

Apenas quatro municípios possuem dois ou mais candidatos à presidência dos diretórios: Arapiraca, São Miguel dos Campos, Campestre e Matriz do Camaragibe. Os outros 22 municípios que ficaram de fora do PED, terão a oportunidade de participarem do PED extraordinário, que deve acontecer em dezembro próximo ou janeiro de 2006.

Os custos

O diretório regional do PT arcará com todas as despesa do pleito.

Os resultados

Este ano, o PED será totalmente informatizado e cada diretório vai enviar o resultado via internet. O resultado será divulgado a partir das 18h de hoje. A previsão do PT nacional é de que ainda no domingo, 80% dos diretórios já conheçam seus novos dirigentes.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos