Lula não comparece às urnas

Foi encerrado às 17h o processo de votação das eleições internas do Partido dos Trabalhadores, o maior partido de esquerda do país. Filiados do PT de 4.638 cidades brasileiras compareceram às urnas desde as 9h para eleger o novo diretório nacional.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se absteve de votar. Lula passou o dia em sua residência na cidade de São Bernardo do Campo. A ex-prefeita de São Paulo e vice-presidente da legenda Marta Suplicy, o ex-ministro e deputado José Dirceu e o senador Eduardo Suplicy compareceram às urnas.

Exatos 825.461 filiados do partido estão aptos a decidir quem serão os novos integrantes da cúpula do PT. Ainda não foi divulgado o número de votantes, mas já se sabe que o quórum mínimo para validar o resultado das eleições foi atingido. A expectativa da coordenação nacional do PED (Processo de Eleições Diretas) era que mais de 250 mil petistas participassem do pleito.

Serão eleitos novos dirigentes nacionais, estaduais e municipais. Os primeiros resultados devem ser divulgados nesta segunda-feira, às 12h, na sede do diretório nacional do partido, no centro de São Paulo.

A apuração das urnas acontece desde as 17h nos próprios locais de votação. Localidades mais afastadas, especialmente no Norte do país, podem sofrer atraso no processo de transmissão de informações sobre a apuração.

As eleições internas do PT ocorrem em um momento delicado para a sigla, que terá a dura tarefa de se reerguer em meio à pior crise dos seus 25 anos. Concorrem à presidência do partido Ricardo Berzoini, Markus Sokol, Valter Pomar, Raul Pont, Maria do Rosário, Plinio de Arruda Sampaio e Luiz Gonzaga da Silva.

Diferentemente de pleitos anteriores, o chamado Campo Majoritário, cujo candidato é Berzoini, pode ter dificuldades para se reeleger. Seus membros, entre eles José Dirceu, estão entre os principais envolvidos no escândalo do "mensalão". O ex-tesoureiro Delúbio Soares, um dos pivôs da atual crise política que admitiu a montagem do esquema de "caixa dois" nas campanhas eleitorais, também fez parte dessa corrente.

Não apenas seus eleitores, mas o próprio Campo Majoritário chegou dividido à eleição. Tarso Genro chegou a ser anunciado como candidato da corrente, mas o ex-ministro condicionou sua candidatura ao afastamento de Dirceu da chapa. A solução foi substituí-lo por Berzoini.

Assim, uma eleição que seria facilmente definida em outras circunstâncias poderá ter um segundo turno, algo inédito no partido.

Sete candidatos disputam a presidência do partido, junto com 10 chapas que concorrem por vagas no diretório nacional. Em nível estadual, são 137 chapas, com 119 candidatos a presidentes estaduais. Em nível municipal, são 6 mil chapas e 5 mil candidatos a presidente desses diretórios.

Os petistas, em uma única cédula, escolheram o presidente nacional, os demais integrantes da cúpula nacional, o presidente estadual, a chapa estadual, o presidente municipal e a chapa municipal. O voto foi secreto e em urna.

Estão em disputa 81.138 vagas nas instâncias municipais, 1.586 nas estaduais e 92 na instância nacional.

Fonte: da Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos