Educação para o Trânsito

A Divisão Educacional do Grupo LEGO no Brasil, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito de Maceió (SMTT), inaugura, a partir da próxima quinta-feira (22), o projeto ´Unidade Móvel de Educação para o Trânsito’. Durante os primeiros dias desta semana, técnicos da SMTT serão treinados para participar da ação.

Lançado ao mesmo tempo em que se comemora a ‘Semana Nacional de Trânsito’, entre os dias 18 e 25 de setembro, o projeto pretende contribuir com a redução do número de acidentes no trânsito, por meio de uma atividade lúdica de construção e desenvolvimento de consciência.

Para isso, o projeto pretende fazer com que as crianças, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, possam vivenciar a realidade das ruas por meio de uma minicidade. Montada inteiramente com peças de LEGO, ela reproduz as situações de pedestres, veículos, semáforos e sinalização horizontal e vertical. Assim, por meio dessa interação promovida pela atividade, as crianças passam a ter a oportunidade de desenvolver uma postura mais ativa e participativa na sociedade.

A Unidade Móvel conta com uma equipe de três educadores e as atividades são desenvolvidas em três fases. Primeiramente, as crianças assistem a um vídeo e brincam na minicidade LEGO. Nesse ponto, mesmo sem esquecer que são pedestres, as crianças vão descobrir quais são os cuidados que se deve ter ao brincar perto de vias públicas ou ao atravessar uma rua.

Depois disso, elas iniciam um segundo momento, em que aprendem a trabalhar em equipe e a construir uma cidade em LEGO. Nessa etapa, chamada de “A Cidade para Todos”, as crianças conseguem expor a maneira como elas vêem a cidade e como elas gostariam que a cidade fosse. Por último, a criança começar a criar o mundo que ela gostaria que fosse real. Uma cidade que respeite as diferenças, facilite a locomoção, favoreça a inclusão social e que todos possam viver de forma consciente.

PROJETO PILOTO

O primeiro projeto ‘LEGO de Educação para o Trânsito’ foi desenvolvido, em 2000, na Prefeitura de São Bernardo, no Grande ABC. Desde o princípio, o projeto foi montado com o pensamento de que a criança apreende melhor quando ela constrói e faz coisas que sejam significativas para ela. Nesse processo de construção, a criança conhece mais a si mesma e o mundo em que vive, criando assim, soluções criativas para os problemas da vida cotidiana.

Fonte: Secom/Maceió

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