Projeto Verão Legal ordena atividade dos jangadeiros da Pajuçara

Fiscalização aos jangadeiros feita pela Capitania dos Portos
Fiscalização aos jangadeiros feita pela Capitania dos Portos

Uma reunião entre integrantes do Projeto Verão Legal no Mar debateu hoje pontos da legislação que estabelece as normas de funcionamento para os 143 jangadeiros que atuam na orla da Pajuçara. Palestras e fiscalizações serão as próximas etapas do projeto.

A reunião ocorreu no fim da manhã, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, quando estiveram presentes representantes da Coordenação da Inspetoria de Alimentos da Vigilância Sanitária do Município, Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Capitania dos Portos e o ex-presidente da Comissão de Jangadeiros, Jailton Guimarães Torres.

“Essa reunião teve o objetivo de receber informações técnicas desses órgãos que fazem parte da fiscalização para divulgar o material aos jangadeiros”, explicou a diretora de Desenvolvimento da Seturma, Cláudia Paiva.

Os jangadeiros, baristas e garçons são cadastrados pela Superintendência de Controle e Convívio Urbano e pela Seturma. Ao todo, existem 143 jangadeiros, 32 baristas e 12 garçons autorizados a fazer o passeio com os turistas. "Os passeios beneficiam cerca de 200 famílias diretamente", diz Jailton Guimarães.

No próximo dia 20, técnicos da Vigilância Sanitária realizarão uma palestra para os baristas e garçons cadastrados, sobre os cuidados com a higiene e o manuseio de alimentos. O curso é exigência do órgão para quem manipula alimentos. “Depois do curso uma equipe da Vigilância irá cobrar dos jangadeiros a aplicação das normas”, disse o coordenador da Inspetoria de Alimentos, Ronaldo Pimentel.

A Capitania dos Portos também atua no Projeto inspecionando o funcionamento das embarcações. No último dia 13, agentes da diretoria de Inspeção Naval realizaram uma fiscalização nas 140 jangadas utilizadas para o passeio à piscina natural da Pajuçara.

Exoneração da comissão

Ontem, a diretora de Desenvolvimento da Seturma, Cláudia Paiva, recebeu o comunicado de que a Comissão dos Jangadeiros foi exonerada, no dia 16 deste mês. Jailton Guimarães, o então presidente, soube da informação apenas na reunião. “A exoneração foi feita pela Colônia de Pescadores, eu não fui nem comunicado”, afirmou.

Amanhã, Cláudia Paiva deve solicitar da Colônia um responsável para integrar o Projeto Verão Legal no Mar. “Caso eu não consiga alguém por telefone, irei até a sede onde eles ficam”, disse.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos