Maceió terá centro de inclusão social

A secretaria municipal de Educação (Semed), a superintendência do Banco do Brasil e a ONG Mulungu lançam, na próxima sexta-feira, 23, o projeto Telecentro Mulungu Digital, que promove a inclusão digital e social de jovens e adultos. O projeto é voltado para a democratização do acesso às tecnologias da informação e comunicação aos estudantes do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio do uso de computadores e do acesso à Internet.

O projeto também contempla a capacitação profissional, disseminação do software livre, revitalização de espaços comunitários e a produção de comunicação comunitária, com ações que visem o resgate da cidadania. Para a elaboração do projeto, a ONG tomou como base os números referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), os quais atestam uma das maiores taxas de exclusão social da população local. O Mulungu desenvolve o trabalho de educação de jovens e adultos da periferia de Maceió desde 2001.

Os cerca de 150 alunos matriculados no EJA oferecido pela Organização Mulungu jamais tiveram oportunidade de contato com o computador. “A criação do telecentro Mulungu Digital é imprescindível para acabar com esta dificuldade de acesso a novas tecnologias de informação para jovens e adultos carentes da cidade”, considera Allan Ridd, um dos coordenadores da ONG, acrescentando que os alunos matriculados no local são provenientes, principalmente, dos bairros de Bom Parto, Vila Brejal e adjacências.

Instalada na rua General Hermes, no Bom Parto, a ONG escolheu o nome Mulungu, numa referência a árvore muito comum na região, usada como “cerca viva”. De acordo com Allan Ridd, a planta é considerada como o melhor exemplo para a expressão “pau para toda obra”, senda esta a justificativa para adotar o nome da árvore para a ONG.

O telecentro Mulungu Digital será instalado na escola Brandão Lima. A inauguração está marcada para as 10h da próxima sexta-feira, 23.

Fonte: Semed

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos