Mudas no Dia da Árvore

A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) vai comemorar o Dia da Árvore nesta quarta-feira (21) com a distribuição de mais de 500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. Além das mudas, também está prevista na programação a distribuição de panfletos e cartilhas conscientizando a população sobre a importância de preservar as árvores.

O pessoal do Núcleo de Educação Ambiental da Sempma ficará concentrado na Praça dos Martírios, no Centro de Maceió, durante todo o dia. As comemorações em torno do Dia da Árvore fazem parte das ações desenvolvidas pela Sempma durante todo o ano na área de Meio Ambiente. No último mês de agosto, a Secretaria criou uma cartilha voltada para a preservação das árvores de Maceió.

Confeccionadas em papel reciclado, as cartilhas trazem informações sobre as principais leis que restringem o corte e a podação das árvores plantadas na Capital. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Ramalho, as cartilhas visam despertar na população a importância da preservação de determinadas espécies devido ao baixo índice de arborização registrado em Maceió.

COQUEIROS

Além das árvores em geral, a Sempma também já demonstrou interesse em preservar os coqueiros plantados na orla marítima. No último mês de julho, o corte de coqueiros passou a ser proibido pela Prefeitura Municipal. Um decreto do prefeito Cícero Almeida proibiu a derrubada dos coqueiros situados até 50 metros da praia.

De acordo com o decreto, “a solicitação para corte das espécies protegidas somente será deferida após emissão de laudo técnico e autorização da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente”. Nos casos de morte ou sacrifício de uma das espécies, devidamente justificados por meio de parecer emitido pela Sempma, um novo coqueiro deverá ser cultivado no local.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos