Saúde do Município realiza CTA’ S itinerantes

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa DST/AIDS realizará até dezembro cinco CTAs itinerantes (Centro de Testagem e Aconselhamento) em Unidades de Saúde do Município.

A abertura do primeiro CTA será feita pelo sub-Secretário Municipal de Saúde Théo Fortes, quinta-feira (22) às 8h30, na Unidade de Saúde Graciliano Ramos, localizada no 7º distrito sanitário. Os testes de sangue serão realizados durante o dia inteiro.

Segundo a Coordenadora do Programa DST/AIDS no Município Maria da Conceição, o objetivo desses CTA’S itinerantes é ampliar o acesso e a oferta do teste anti-HIV e sífilis e realizar aconselhamento, visando um diagnóstico precoce que possibilite uma assistência adequada aos portadores, controlando o desenvolvimento da doença. Depois de ser colhido, o sangue será levado a um laboratório que enviará o resultado no prazo de 15 dias.

A Secretaria de Saúde Municipal dispõe de um Serviço de Atendimento Especializado (SAE) no bloco I do PAM Salgadinho constituído por psicólogos, pediatras, gineco-obstreta e dermatologista que fazem o acompanhamento dos portadores de HIV, depois de serem examinados por um infectologista. Esse ano já foram notificado 42 novos casos no município.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos