Google é processada por violação de direitos autorais

Um grupo formado por cerca de 8.000 autores abriu um processo em Manhattan (EUA) contra o Google por violação dos direitos autorais. O foco da acusação é o Google Print, site que disponibiliza na web trechos de livros disponíveis em bibliotecas e tem causado bastante polêmica nos últimos meses.

O Google, dizem, não pode colocar conteúdos na internet sem a devida autorização. "O trabalho dos autores é oferecido em algumas bibliotecas públicas e de universidades, mas não foi liberado para uso comercial", diz o processo do Author’s Guild Inc.

Os membros do grupo pedem à Justiça que impeça o trabalho do Google antes que os autores "sofram danos irreparáveis ao perder o controle sobre os direitos autorais de suas obras".

O Author’s Guild, uma organização sem fins lucrativos com sede em Nova York, tem como principal objetivo proteger os interesses de autores em relação a seus direitos autorais.

"Ao reproduzir na internet cópias de trabalhos que não são de domínio público, o Google promove um sério processo de violação das leis. A empresa já infringiu, e continua infringindo, os direitos daqueles que criaram as obras", continua o processo.

Segundo o documento, o Google sabia (ou deveria saber) que a publicação do conteúdo na web requer a autorização dos autores. "Os criadores dos livros devem decidir se permitem ou não a reprodução digital de suas obras para fins comerciais."

Em um comunicado, o a empresa de buscas afirmou que respeita os direitos autorais. "Lamentamos que esse grupo tenha aberto um processo, tentando parar um programa que tornará os livros e informações mais acessíveis para o mundo."

Ainda de acordo com a gigante, os autores e editoras podem excluir livros do programa, caso eles não queiram sua publicação no Google Print. Além disso, o Google diz que não burla os direitos autorais, pois coloca apenas "trechos" de livros em seu site.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos