Mais de 10 mil educadores e estudantes participam do congresso de educação ambiental

Com participação de cerca de mil pessoas, entre educadores e estudantes, foi encerrado agora à tarde, no Centro de Convenções, o IV Congresso Estadual de Educação Ambiental. O evento foi uma iniciativa do projeto Lagoa Viva em parceria com secretarias estadual e municipais de Educação e a empresa Braskem.

O encontro teve como foco principal a questão da educação ambiental como um caminho para a inserção social. “Queremos criar uma maior conscientização nas escolas, para que possamos cumpria as metas do milênio em termos de preservação do meio ambiente”, disse um dos coordenadores do projeto Lagoa Viva, Jorge Mário Lisboa, anunciando que será criada oficialmente a Rede de Educação Ambiental de Alagoas (Real).

Durante o congresso, foram realizados cursos e oficinas de trabalho que serviram de troca de experiências entre os educadores. “Qualquer profissional pode se transformar em educador trabalhando em sua área”, afirma Mário Lisboa. Também participaram do evento, técnicos dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, além de representantes do Ministério Público, de associações de moradores, ONG´s e da iniciativa privada.

No encerramento do congresso, Lucien Deschamps, secretário geral do Prospective/2100, da França, proferiu uma palestra sobre a Educação Ambiental como Estratégia para a Sustentabilidade do Planeta.

Criado há cinco anos em Maceió, o projeto Lagoa Viva nasceu na beira da Lagoa Mundaú a partir de uma proposta apresentada pela diretoria da Braskem. De acordo com Mário Lisboa, as primeiras ações em termos de educação ambiental foram levadas a onze escolas da rede pública, sendo seis estaduais e cinco municipais instaladas na região do Pontal até o Vergel.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos