Daniel Dantas diz que governo interfere nos fundos de pensão

O banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, afirmou nesta quarta-feira (21) "que o governo interferiu constantemente nos fundos de pensão". A afirmação foi feita durante reunião conjunta das Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) dos Correios e do Mensalão. Dantas é protagonista de uma disputa pelo controle das operadoras de telefonia Brasil Telecom, Telemig e Amazônia Celular. Além do banco Opportunity, estão na disputa fundos de pensão de estatais e o Citigroup. As teles foram privatizadas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Respondendo ao senador Alvaro Dias (PSDB-PR), Daniel Dantas afirmou que foi agendada para ele uma reunião com o então ministro da Casa Civil, José Dirceu, para discutir o controle das teles. Dirceu teria indicado que Dantas procurasse o então presidente do Banco do Brasil, Cássio Casseb, para discutir o assunto. Daniel Dantas contou que tinha receio em negociar com Casseb, que até então tinha sido conselheiro da empresa Telecom Itália, concorrente de Dantas.

Ao longo de seu depoimento na comissão, o banqueiro afirmou que as notas da DNA Propaganda, do empresário Marcos Valério, para a Telemig Celular, encontradas parcialmente queimadas em uma estrada em Minas Gerais, haviam sido "devolvidas" pela Telemig à DNA. Não soube explicar o motivo da devolução por não participar diretamente da administração das teles.

Dantas negou ter contratado a empresa de investigações norte-americana Kroll Associates para espionar a Brasil Telecom. Segundo ele, quem contratou a investigação foi a Brasil Telecom. Disse que a Kroll foi contratada para investigar se houve irregularidades no preço pago pela Brasil Telecom pela empresa de telecomunicações Companhia Riograndense de Telecomunicações (CRT). Segundo ele, a venda da CRT foi decidida na noite de uma sexta-feira, na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por um valor mais alto do que o previsto pela Brasil Telecom.

Dantas acrescentou ainda que a Brasil Telecom não pagou viagem do filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Fábio Luiz da Silva, para o Japão. Segundo o banqueiro, apenas algumas refeições de Fábio foram pagas pela empresa nessa viagem. A Brasil Telecom negociou um contrato de R$ 5 milhões com a Gamecorp, empresa de Fábio da Silva, mas o negócio não foi concretizado.

O presidente do grupo Opportunity afirmou também que "não há registro de um único benefício" que ele tenha tido nesse governo. O senador Alvaro Dias disse que Daniel Dantas é "um dos banqueiros mais ricos do país" e a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) afirmou que existem vários processos contra Dantas, inclusive por formação de quadrilha.

Fonte: Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos