SEE adia Provas dos Exames Supletivos

A Secretaria Executiva de Educação (SEE), através da Coordenadoria de Educação Básica junto a Coordenação dos Exames Supletivos, informa que as provas dos Exames Supletivos de Educação Básica que seriam realizadas em outubro, foram transferidas para os dias 5 e 6 de novembro. Cerca de 25 mil pessoas irão participar das provas, realizadas anualmente pela SEE. A coordenação dos exames explica que a mudança de data é devido a reformas em algumas unidades escolares da rede.

Outra mudança é quanto o local de realização das provas. As que aconteceriam na Escola Estadual Maria José Loureiro, Serão realizadas na Escola Romeu de Avelar, localizada no bairro do Tabuleiro, próximo a Escola Rotary. As provas marcadas anteriormente para a Escola Margarez Lacet serão feitas na Escola Salete de Gusmão, no bairro Osman Loureiro, e os candidatos portadores de necessidades especiais pertencentes a Escola de Cegos Cyro Accioly farão as provas na Escola Diegues Júnior, na Pajuçara.

Esta é a segunda edição dos exames realizada este ano. Eles são gratuitos e a idade mínima para a participação é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 para o ensino médio. O supletivo é uma oportunidade aberta para os jovens e adultos de todo o Estado que já estão no mercado de trabalho e necessitam comprovar os estudos. Além de ser uma oportunidade para os alunos da 8ª série do ensino fundamental ou 3º ano do ensino médio reprovados em componentes curriculares que correspondam até 35% da carga horária cursada durante todo o ano letivo. As pessoas tentarão obter o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio. Muitas delas buscam a aprovação em poucas disciplinas que estão pendentes.

A coordenadora dos Exames, Maria Aparecida dos Santos, pede aos candidatos que compareçam aos locais das provas com uma hora de antecedência, munidos do cartão de inscrição e com o mesmo documento de identificação que foi apresentado no ato da inscrição. O local e horário das provas, bem como as disciplinas nas quais o candidato está inscrito, estão definidos no próprio cartão.

O perfil dos inscritos é variável. Há pessoas inscritas na faixa-etária entre 15 e 50 anos. As provas para os candidatos de ensino médio serão realizadas no sábado (5), das 19h às 22h. No domingo (6), as provas do ensino fundamental e ensino médio acontecem simultaneamente, das 8h às 11h, pela manhã, e à tarde, das 14h até as 17h. Os candidatos poderão sair uma hora após o início das provas.

O gabarito da prova de língua portuguesa será publicado dois dias após a realização dos exames. Os candidatos aprovados terão que se submeter a uma prova de redação. Em Alagoas estudantes de 50 escolas irão participar dos exames. As escolas estão distribuídas na capital e em alguns municípios do interior. Na capital são 20 escolas estaduais, no interior, alunos de 30 escolas pertencentes a 12 Coordenadorias Regionais de Educação (CRES).

Provas – As provas são organizadas por nível de ensino. A prova de 1ª a 4ª série abrange as disciplinas de língua portuguesa, matemática, artes, história, geografia e ciências naturais, sendo as disciplinas de matemática e língua portuguesa compostas por 20 questões cada uma. As demais disciplinas com 10 questões cada, mais a redação.

As provas de língua portuguesa do ensino médio e do ensino fundamental constarão de 20 questões objetivas sobre o uso da língua, literatura brasileira e interpretação de textos, mais a redação. As provas das demais disciplinas do ensino fundamental e ensino médio serão compostas de 20 questões por disciplina.

Fonte: Mec

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos