Alagoas terá uma safra recorde de grãos

Governo Estadual investe em recursos agrícolas
Governo Estadual investe em recursos agrícolas

Alagoas terá uma safra recorde de grãos graças ao programa de distribuição de sementes, adquiridas com recursos próprios do governo estadual, e às boas condições climáticas. O grande destaque na produção agrícola será o feijão, que terá uma colheita estimada em mais de 50 mil toneladas, fazendo a alegria dos pequenos agricultores das regiões do Agreste e Sertão.

A produção de milho será uma das melhores dos últimos anos, com estimativa de atingir 90 mil toneladas. “O governo Ronaldo Lessa tem o que comemorar no setor de produção agrícola”, atesta o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Kleber Torres.

Este ano, o governo estadual investiu recursos próprios na ordem de R$ 3,313 milhões na compra de 750 toneladas de sementes, sendo 220 t de milho, 180 t de feijão, 110 t de arroz, 180 t de algodão, 50 t de mamona e 10 t de sorgo (cinco toneladas de forrageiro e cinco de granífero).

Também este ano, a distribuição de sementes beneficiou cerca de 70 mil famílias de pequenos agricultores, incluindo os trabalhadores de todos os assentamentos de movimentos sociais ligados à CPT, MST, MTL, MSTL, além do projeto Minha Vida e dos assentamentos do Crédito Fundiário e do Banco da Terra. Só nos movimentos sociais, a distribuição de sementes atendeu um total de 12 mil famílias.

Para 2006, a Secretaria de Agricultura pretende adquirir uma quantidade recorde de sementes, chegando a mil toneladas. Segundo Kleber Torres, para atender todo o Estado seriam necessárias duas mil toneladas, mas esse volume só seria possível se o governo contasse com o repasse de recursos federais.

Dentro do programa de distribuição de sementes, o governo alagoano junto com a Codevasf pretende revitalizar a cultura do arroz no Baixo São Francisco. “Existe a necessidade de uma ação mais efetiva para soerguer os perímetros irrigados de Boacica e Itiúba”, afirmou o secretário.

Por isso, foram adquiridas sementes de arroz para ser distribuídas com os pequenos agricultores daquela região de Penedo. Além disso, o Estado vem estudando medidas para recuperar e recolocar em funcionamento uma usina de beneficiamento de arroz, que encontra-se fechada no município de Igreja Nova.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos