Proteção à terceira idade será tema de seminário

Reconhecimento de direitos, respeito e melhor qualidade de vida são questões a serem discutidas no II Seminário Estadual sobre Proteção à Pessoa Idosa: Ações Práticas, que será realizado na próxima sexta-feira, na Escola de Magistratura do Cesmac, das 8h30 às 17h. O evento, promovido pela Secretaria Executiva de Inserção e Assistência Social, marca os debates que durante a semana se intensificam nas comemorações alusivas ao Dia Nacional do Idoso, comemorado nesta terça-feira (27).

Os assuntos relacionados à terceira idade são discutidos num momento em que o Conselho Estadual do Idoso completa um ano de existência, sob a expectativa de que a política de proteção ao idoso obtenha avanços. Em vigor a partir deste ano, o Sistema Unificado de Assistencial Social (SUAS) surge com perspectivas de que em 10 anos as redes de proteção social se efetivem e proporcionem condições de vida, com erradicação da miséria no país.

Além do tema “Conselho Estadual do Idoso um Ano de Vida”, os debates se estenderão com a abordagem “A Terceira Idade nas Alternativas da Lei: da Política Nacional do Idoso ao Estatuto do Idoso”, com a participação de Alba Maria Abigalliu, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Os organizadores do evento avaliam que, a partir deste instrumento, a legislação de proteção ao idoso e a mobilização sobre as questões da terceira idade podem melhorar significativamente a qualidade de vida dessa parcela da população.

A conscientização de que os cidadãos, apesar da idade, não perdem sua capacidade, podendo exercer plenamente atividades profissionais, físicas e de lazer, serão abordadas na mesa redonda com o tema “Respeito à Pessoa Idosa no Trânsito”.

Fonte: Secom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos