Cinema nas grotas

ONG leva encantos da sétima arte para quatro grotas de Maceió

Durante esta semana os moradores das grotas de Maceió terão a oportunidade de prestigiar os encantos da sétima arte que vai chegar até eles através das ações da ONG Ideário.

Esta ação faz parte da programação do Ponto de Cultura Ideário, inserido no Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, que tem como objetivo democratizar a informação e as possibilidades de expressão, além de estimular o senso crítico e trabalhar a identidade cultural, o que é de grande importância para uma integração.

O objetivo é levar até as Grotas do Arroz, Grota do Cigano, do Rafael e Reginaldo, documentários, curtas-metragens e filmes que estão fora do circuito comercial, projetados na rua onde qualquer pessoa pode passar e parar para conferir.

Iniciando o circuito, será exibido o documentário Mirante Mercado, do cineasta Hermano Figueiredo, um filme que faz o registro etnográfico do caldo de cultura popular maceioense numa linguagem contemporânea e apresenta os negócios informais, as estratégias de marketing e o design popular.

Mirante Mercado mostra uma cidade viva, onde tudo é movimento, cores, sons e atitudes. Apresenta o mundo das ruas e das pessoas inventivas, que arranjam maneiras para sobreviver sem perder a alegria de ser. É, em suma, um filme feito pelo povo e para ele, identificando o lado mirante e o lado mercado de cada um.

Levar cinema para as grotas de Maceió já não é uma novidade para Hermano. “No ano passado tivemos uma iniciativa muito parecida com essa, tratava-se do projeto Olhar e Ver que teve uma boa aceitação do público”, afirma o cineasta que é uma das principais lideranças do cineclubismo brasileiro.

Neste sentido, faz-se oportuno possibilitar o contato direto do público com o cinema em toda sua variedade de temáticas, abordagens e estilos, através de programações plurais e de caráter participativo, facultando à comunidade maiores possibilidades de acesso à produção e à cultura cinematográficas.

O calendário das projeções nas grotas segue-se assim:
Dia 28/09 – Grota do Arroz
Dia 29/09 – Grota do Rafael
Dia 30/09 – Reginaldo
Dia 01/10 – Grota do Cigano

Fonte: Ideário

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos