Adolescentes discutem sexualidade em encontro de escolas municipais

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Serviço Social do Comércio (Sesc) promovem, no próximo dia 30, o "VII Encontro de Adolescentes Alunos de Escolas Municipais" . O encontro faz parte do Projeto Adolescer Saudável, que reunirá durante um dia de atividades, das 8h30 às 17h, cerca de 280 adolescentes, na unidade do Sesc Guaxuma, para discutir assuntos pertinentes à saúde sexual e reprodutiva dos jovens alagoanos.

O encontro terá um ciclo de oficinas educativas sobre puberdade, sexualidade, gravidez na adolescência e prevenção de DST/HIV/Aids, entre outros assuntos. De acordo com a coordenadora do Projeto Adolescer Saudável da SMS, assistente social Teresa Carvalho, os próprios adolescentes serão os facilitadores das palestras e a metodologia utilizada será participativa, com programação composta de jogos, dinâmicas e atividades recreativas.

Teresa Carvalho afirma que o projeto é resultado da necessidade apresentada por professores do ensino fundamental da Semed no sentido de intensificar as discussões junto aos adolescentes. O objetivo principal é estimular alunos das escolas municipais ao protagonismo juvenil, senso de cooperação, responsabilidade e ação democrática.

PROJETO

O Projeto Adolescer Saudável possui um Núcleo de Adolescentes Promotores de Saúde (NAPS) – órgão composto por estudantes de sete escolas da rede municipal de ensino, que atua como agente multiplicador através de ações educativas na área de prevenção em DST/HIV/Aids.

Duas etapas fizeram parte do projeto Adolescer Saudável, constituído por oficinas preparatórias e o encontro propriamente dito. As oficinas foram realizadas nos dias 03, 10, 17 e 24 deste mês, com o intuito de atualizar os adolescentes do NAPS para atuarem no processo de ensino-aprendizagem junto a seus pares.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos