Reeducandos do sistema prisional de Alagoas expõem no Iguatemi

A partir de amanhã, o Shopping Iguatemi vai ser palco da exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos presos do Sistema Penitenciário do Estado de Alagoas através do artesanato do Projeto Reeducando a Arte.

Atualmente são cerca de 100 reeducandos – dos presídios de Maceió e Arapiraca – desenvolvendo através de oficinas produtivas, trabalhos em madeira, parafina, flores artesanais, pintura em tecido, palitos estilizados, tenerife, ráfia e produtos do côco. Cada preso que participa do projeto recebe como benefício uma ajuda de custo no valor de R$ 50 por mês e a redução da pena – onde a cada três dias de trabalho é reduzido um da pena.

O Reeducando a Arte, assim como os demais projetos desenvolvidos pela Secretaria Executiva de Ressocialização (SER), tem o objetivo de utilizar o trabalho como forma de ressocializar o preso, provando, com isso, que as mãos que um dia incomodaram a sociedade podem construir um mundo novo com plena consciência de cidadania.

“A nossa intenção é que ao sair do presídio o reeducando possa ter uma profissão e manter a atividade como forma de renda. Além de que o trabalho no Sistema Prisional diminui o ócio e contribui para a disciplina, diminuindo o número de rebeliões”, explica o secretário de Ressocialização, Valter Gama.

O Sistema Prisional do Estado consegue, hoje, manter mais de 500 presos trabalhando desde a manutenção das unidades prisionais até os profissionalizantes. Para participar dos trabalhos o detento precisa, pelo menos, ter cumprido um sexto da pena, ter bom comportamento, além de outros critérios adotados pela justiça.

A exposição permanece no térreo do Shopping Iguatemi (em frente à loja Insinuante) até o dia oito de outubro.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos