Chuvas e deslizamentos de terra matam 35 na América Central

Chuvas torrenciais e deslizamentos de terra mataram ao menos 35 pessoas hoje na América Central depois que casas foram soterradas e rios transbordaram, informaram equipes de resgate.

O país mais atingido foi El Salvador, onde ao menos 23 pessoas morreram quando as chuvas intensas causaram deslizamentos de terra nas regiões sul e oeste da capital no início da manhã.

"Eles ficaram presos na lama e se afogaram", afirmou Ana Ramos, cuja sobrinha, Carmen Elena Ramos, morreu ao lado do marido e dos três filhos em San Marcos, ao sul de San Salvador.

O governo declarou alerta vermelho nesta segunda-feira e retirou milhares de famílias de locais de risco. Segundo meteorologistas, as chuvas ocorreram devido à tempestade tropical Stan, que passou pela região da península de Yucatán, no México, no final de semana.

Dezenas de soldados, membros de equipes de resgate e voluntários tentavam retirar os corpos das vítimas da lama nesta segunda-feira na pequena cidade de Colon, a oeste da capital.

O maior rio de El Salvador, o Lempa, transbordou e milhares de família tiveram que ser retiradas da região. "Estamos indo para a região do baixo Lempa, para retirar cerca de 3.000 famílias", afirmou Eduardo Rivera, porta-voz de uma das unidades de resgate de El Salvador.

Região

Na vizinha Guatemala, membros das equipes de emergência afirmaram que duas pessoas se afogaram quando suas casas foram inundadas pelo transbordamento de um rio e uma terceira morreu em um deslizamento de terra.

Na Nicarágua, membros da Defesa Civil afirmaram que seis corpos foram encontrados no noroeste do país, provavelmente de imigrantes ilegais que seguiam de barco para os Estados Unidos e naufragaram devido ao mau tempo. Deslizamentos de terra também mataram duas pessoas em Honduras–entre elas, uma criança de dois anos de idade.

A América Central é freqüentemente atingida por desastres naturais –como inundações, deslizamentos de terra, terremotos e erupções de vulcões.

No mês passado, 13 pessoas morreram quando fortes chuvas atingiram a região central de El Salvador. No último sábado (1), o maior vulcão de El Salvador entrou em erupção pela primeira vez no século, matando duas pessoas e forçando milhares a deixarem suas casas.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos