Desembargador Antônio Sapucaia visita estudantes em Pilar

O desembargador e escritor Antônio Sapucaia participa nesta manhã do Projeto "O Escritor visita a escola", promovido pela Secretaria Executiva de Educação (SEE). A visita está marcada para 9h30, a estudantes da escola estadual Oliveira e Silva, que fica no município de Pilar.

O projeto foi criado há dois anos e, durante este período, tem levado escritores e poetas alagoanos para debater sua obra com alunos da rede estadual, estimulando e valorizando a produção local e diminuindo assim a distância entre público e o artista.

"É um projeto que tem contribuído para divulgar entre os jovens o que é produzido no Estado", avalia o coordenador de ação cultural (Corac/SEE), professor Ranilson França. Segundo Ranilson, este ano a Corac decidiu interiorizar o projeto, levando os autores para dar palestras em suas cidades natais.

No caso de Antônio Sapucaia, natural de Pilar, a participação tem um gostinho ainda mais especial: o desembargador – que também é poeta e jornalista – estudou na escola estadual Oliveira e Silva, da qual afirma guardar boas lembranças "dos colegas de sala e das professoras competentes e dedicadas".

A palestra que Sapucaia fará será voltada para alunos do ensino médio. Durante sua exposição, ele abordará a importância da leitura, dos bons livros e dos estudos como fontes de saber e de conquistas pessoais e sociais. Após a explanação, o autor abrirá espaço para que os estudantes façam perguntas e exponham suas impressões.

Biografia

Como jornalista, Sapucaia atuou na imprensa alagoana durante longo tempo. Apesar de ter seguido a carreira jurídica, tem alguns livros publicados: "Relembrando Arthur Ramos", sobre o mais ilustre filho de Pilar; "Judicando na Fazenda Municipal"; "Casos que Julguei"; e "Perfil de um Tribunal"; todos sobre sua experiência jurídica, e "O Lendário Costa Rêgo", sobre a célebre figura do cenário político alagoano.

A Corac programa ainda outras edições do projeto: após Sapucaia, está prevista a participação de Douglas Apratto, que participará de uma discussão em São Miguel dos Campos, em data ainda a definir. Em agosto, os alunos das escolas estaduais de Murici receberam a visita do escritor Diógenes Tenório Júnior. "Em todos os casos, os alunos têm recebido os autores de forma carinhosa e efusiva", comemora Ranilson França.

Leia também

Fonte: SEE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos