Lessa afirma que remanejamento de secretários fortalece segurança pública

Elaine RodriguesSavastano "Alagoas terá a sétima vara de penas alternativas do país"

Savastano "Alagoas terá a sétima vara de penas alternativas do país"

“Estamos fortalecendo ainda mais a área de segurança pública, porque ninguém está saindo do governo”, afirmou o governador Ronaldo Lessa ao empossar hoje pela manhã, em solenidade realizada em Palácio, os novos secretários da Célula de Justiça e Defesa Social, Paschoal Savastano, e Geral de Governo, coronel Jadir Ferreira, além do diretor geral da Polícia Civil, Robervaldo Davino.

Na ocasião, também foram empossados o subsecretário de Defesa Social, coronel Acírio Nascimento, e o diretor-adjunto da Polícia Civil, delegado Roberto Lisboa. Lessa ressaltou que não houve resistências no remanejamento de dirigentes da cúpula da segurança pública.

“Quando criamos a Célula de Justiça e Defesa Social a nossa idéia era colocar um civil com formação jurídica; e Paschoal Savastano é uma pessoa que tem uma visão holística dessa área, com ênfase para a defesa da cidadania”, disse.

Segundo Lessa, o ex-secretário Robervaldo Davino, que passou quase três anos dirigindo a SDS, vai cuidar da parte operacional da Polícia Civil, “que é que mais gosta de fazer”, comentou, acrescentando que foi Davino quem pediu para deixar a secretaria. Afirmou ainda o governador que o novo diretor da PC vai ajudar na negociação com os policiais civis – que estão em greve – e na discussão do aumento salarial dos delegados.

Parceria

O novos secretário de Justiça e Defesa Social disse que assume a pasta com o desafio de promover uma maior aproximação do setor com o Tribunal de Justiça e Ministério Público. “Queremos acabar de vez com o mito de que a polícia prende e a Justiça solta”, frisou, lembrando que para manter criminosos na cadeia “é preciso obedecer as formalidades da lei”, afirmou.

Paschoal Savastano, que já foi secretário Geral de Governo, de Articulação Governamental, Extraordinário e de Articulação Colegiada, além de subsecretário da SDS, pretende ainda criar a Vara de Penas Alternativas para reduzir a superlotação nos presídios. “Conceitos e teorias não são bastantes para reduzir a violência; as respostas devem partir de todos os Poderes”, frisou, referindo-se à parceria entre o Executivo e Judiciário.

No seu discurso, o novo diretor da Polícia Civil, Robervaldo Davino, fez um balanço de sua gestão, colocando como principal ponto o Plano Estadual de Segurança Pública, que resultou na aquisição de viaturas, qualificação de policiais, reforma e construção de delegacias. “Demos uma feição nova à estrutura da nossas polícias”, destacou.

Leia também

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos