Mamografias são suspensas por problemas em aparelho

O mamógrafo do PAM Salgadinho, reativado há cerca de 15 dias parou de funcionar, por problemas técnicos. O aparelho vinha atendendo a mulheres que precisam ser submetidas a procedimentos através do Sistema Único de Saúde (SUS). Em vista do problema, a direção da unidade anuncia que a população não ficará, por muito tempo, sem atendimento, pois já está sendo providenciado o conserto.

De acordo com José Vergetti, coordenador do setor de Raios-X, é natural depois de ter passado quase cinco anos desativado o mamógrafo apresentar algum problema técnico. “Nos três primeiros dias de funcionamento o mamógrafo chegou a atender, em média, um total de 30 pessoas. Infelizmente,
pela falta de uso o aparelho apresentou problemas, precisando de alguns reajustes técnicos e manutenção preventiva – isso para não comprometer o resultado dos exames feitos pelos usuários”, disse.

CÂNCER DE MAMA

Em todo o Brasil a incidência do câncer de mama vem aumentando, além de ser a maior causa de morte pela doença. Com a confirmação precoce do diagnóstico, as chances de cura aumentam entre 70% e 90%.

A recomendação é que as mulheres com mais de 35 anos de idade consultem seu médico pelo menos uma vez ao ano e realizar a mamografia, exame que detecta o câncer precocemente, possibilitando o tratamento rápido.

Mulheres mais novas devem fazer o exame preventivo de colo de útero uma vez por ano, não esquecendo de realizar o exame de toque nas mamas mensalmente.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos