Técnicos colhem amostras de sangue para identificar casos de dengue em bairros de Recife

Técnicos do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães estão coletando amostras de sangue na população do bairro do Engenho do Meio, na capital pernambucana. A iniciativa, que abrange a população na faixa de 5 a 64 anos, é destinada a identificar o número de casos de dengue na localidade.

Os resultados preliminares indicam que, no Engenho do Meio, o número de casos positivos foi de 93% das amostras de sangue examinadas, em todas as faixas etárias da população. Em novembro, o trabalho será feito no bairro de Brasília Teimosa e, posteriormente, em outras duas comunidades.

A medida integra faz parte do Projeto Saudável, do qual participam pesquisadores do Centro Aggeu Magalhães e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O objetivo é desenvolver um modelo de controle do vetor transmissor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, sem o uso de inseticidas.

Desde 2004, a equipe do Aggeu Magalhães realiza coleta e contagem de ovos do mosquito em seis bairros de Recife e um da cidade de Moreno, na região metropolitana. Os ovos, recolhidos em armadilhas, chamadas de ovitrampas, são incinerados para evitar a proliferação do inseto.

De acordo com a médica Cynthia Braga, do Departamento de Parasitologia do Centro Aggeu Magalhães, o levantamento vai servir para alertar as autoridades sanitárias sobre a situação da dengue e incentivar iniciativas de controle da doença, que contribuam para evitar epidemias.

"Os laboratórios credenciados deverão realizar 4,5 mil exames nos próximos meses, para diagnóstico da dengue. O estudo de prevalência da doença deve levar dois anos", disse a médica.

De acordo com o responsável pela pesquisa, Ernesto Marques Júnior, o estudo pretende investigar também a relação da presença da dengue nos bairros com os fatores climáticos e sócio-econômicos.

Em Pernambuco, cresceu em 77% o número de casos de dengue no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Dados do Ministério da Saúde indicam que, de janeiro a julho, foram registrados 8.505 casos no estado conta 4.806 notificados nos primeiros seis meses do ano anterior.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos