Conselheiros escolares recebem capacitação

O departamento de Gestão Democrática da secretaria municipal de Educação (Semed) vai fortalecer o trabalho de formação continuada dos conselheiros escolares da rede pública de ensino da capital. Para isso, realiza amanhã, palestra com o professor Vitor Henrique Paro, da Universidade de São Paulo (USP), no teatro do Centro de Convenções do Estado, em Jaraguá.

Vitor Henrique Paro vai proferir a palestra “A escola pública como espaço de exercício de direito à cidadania”, na abertura do encontro com os conselheiros escolares. Ele é pesquisador sênior da Fundação Carlos Chagas (FCC) e professor-titular da PUC/SP, professor titular da faculdade de educação da USP, onde exerce a docência e a pesquisa. O professor é autor de livros e artigos da área educacional, especialmente para a atividade de administração escolar.

Paro é graduado em pedagogia, com habilitações em administração e inspeção escolar pela USP, pós-graduado em administração escolar, doutor em filosofia da educação e possui livre-docência em organização do trabalho na escola. O professor também desenvolve atividades de pesquisa, voltadas para professores de nível médio e possui trabalhos publicados na área de administração escolar.

CONSELHOS ESCOLARES

O conselho escolar, para o qual o evento se destina, é um órgão colegiado, de natureza deliberativa, consultiva, normativa e fiscalizadora, do qual participam as comunidades escolar e local, através de professores, pais, funcionários e alunos, em parceria com a administração de cada escola. Visando tomar decisões coletivas nas áreas administrativa, financeira e político-pedagógica, o conselho tem a função básica de conhecer a realidade e apontar soluções.

Cada conselho escolar é composto por 16 membros que atuam nas escolas de ensino fundamental e 12 membros nas creches do município. Eles são distribuídos em quatro segmentos da comunidade escolar, podendo ser incluídos representantes da comunidade local. O conselho renova-se a cada dois anos através de assembléia geral.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos