CPIs dos Correios e do Mensalão devem confirmar nesta terça nomes de empresas de auditoria

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Correios, senador Delcídio Amaral (PT-MS), deve anunciar nesta terça-feira (11) o nome da empresa de auditoria externa que será contratada pelo Senado para auxiliar a comissão. Deverá ser a empresa Ernest Young, que terá como principal competência analisar as operações dos fundos de pensão de empresas estatais com títulos públicos. Muitas dessas informações já foram coletadas pelos depoimentos e pelas investigações das sub-relatorias.

Conforme explicou o senador Rodolpho Tourinho (PFL-BA), a CPI do Mensalão, onde é sub-relator para a área financeira, deverá anunciar a contratação do consórcio formado pelas empresas Moore Stephens/Villas Rodil. Caberá ao grupo fazer o rastreamento de recursos externos e, também, prestar assessoria em relação a movimentos financeiros internos. Ainda de acordo com Tourinho, neste último quesito, o grupo também poderá, após acordo entre as duas comissões, apoiar os trabalhos da CPI dos Correios.

Para Tourinho, a contratação da Young e do consórcio Moore Stephens/Villas Rodill ainda depende de uma checagem final para ver se não há conflito entre as empresas de auditoria e clientes que possam estar sob investigação dos parlamentares.

Levantamento preliminar feito pela CPI dos Correios indica que 11 corretoras causaram prejuízo de R$ 9 milhões aos fundos. Os sigilos de corretoras como a Elite e a própria Bônus-Banval, que operaram esses recursos, já foram quebrados.

Depois de aprovados pelo plenário da CPI, os nomes das empresas de auditoria serão encaminhados ao presidente do Senado, Renan Calheiros, que finalizará a contratação. Elas serão admitidas em caráter emergencial, depois de parecer jurídico favorável, já que um processo licitatório levaria 90 dias para ser concluído.

Depoimentos

A sub-relatoria de fontes financeiras da CPI dos Correios ouve nesta terça-feira, às 14h, os operadores do mercado financeiro Najun Turner e Carlos Alberto Quaglia. Nesta semana não está programado nenhum depoimento para as CPIs do Mensalão e dos Bingos.

Fonte: Agência Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos