Senadores lançam manifesto em apoio a educação

Os senadores da República lançaram hoje, um manifesto em apoio à educação brasileira, durante sessão especial destinada aos dias da criança e do professor, comemorados em 12 e 15 de outubro, respectivamente. O documento convoca a sociedade para converter a educação em prioridade não apenas do Estado, mas de todos os brasileiros.

“Governo e educadores, instituições e sistemas de ensino, políticos, lideranças de todos os setores: só um pacto nacional pela educação básica, fomentado por uma consciência engajada da sociedade civil, pode mobilizar todos, exigindo o cumprimento de metas de educação”, diz o manifesto.

Para o senador Aloizio Mercadante (PT-SP), um dos responsáveis pela elaboração do documento, a iniciativa é importante porque trata a educação como uma questão suprapartidária. “Apesar das diferenças políticas e ideológicas típicas do Parlamento, todos os senadores assinaram o manifesto”, comemorou.

Representante do Ministério da Educação na solenidade, o secretário de educação básica, Francisco das Chagas, reforçou o valor da ação proposta pelos senadores para formar um pacto pela melhoria da qualidade da educação no país.

Esforço

De acordo com o presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), se a escola não oferecer uma educação de qualidade a crianças e jovens, todo o esforço do governo será inútil. “É preciso reconhecer o trabalho do professor, oferecer melhores salários, cursos de capacitação e melhorar as condições estruturais da escola”, enumerou.

Calheiros lembrou que a aprovação do Fundo da Educação Básica (Fundeb) pelo Congresso Nacional vai possibilitar um avanço educacional, com o financiamento de toda a educação básica, ao contrário do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que atende apenas o ensino fundamental.

Fonte: Mec

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos