Aprovados projetos para material didático indígena

A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) divulgou os projetos de produção de material didático que serão financiados pelo MEC e utilizados nas escolas indígenas. Há 2.228 escolas indígenas no país, com 147 mil alunos do ensino básico. Eles receberão, em 2006, CDs, DVDs, vídeos, mapas, livros e jogos.

“O MEC, em parceria com organizações indígenas, secretarias estaduais de educação, ONGs de apoio aos povos indígenas e grupos de pesquisadores e especialistas de várias universidades, está implantando uma política para produção dos materiais didáticos específicos para as escolas indígenas”, disse Kleber Gesteira, coordenador de Educação Escolar Indígena do MEC. “As orientações possibilitam a produção de materiais em áudio e vídeo, valorizando a oralidade. A utilização de CDs, com músicas, cânticos e histórias indígenas, além de vídeos com rituais e documentários, contribuirão para o fortalecimento das línguas e culturas”.

Para desenvolver esta política, a Secad criou a Comissão Nacional de Apoio à Produção de Material Didático Indígena (Capema), que fez um seminário nacional em março para definir as diretrizes para a produção do material didático. Até o final de julho, foram recebidos 61 projetos.

Seleção,/h2>

Os projetos foram agrupados em três categorias: projetos aprovados integralmente (entidades devem aguardar a documentação a ser enviada pelos Correios, para firmar convênio com a Secad); projetos pré-aprovados, mas que precisam de ajustes (entidades receberão correspondência com solicitação de adequações); e projetos não aprovados, porque não atenderam a critérios do Guia Prático Capema (as entidades receberão correspondência indicando estes critérios).

“Após a seleção, o próximo passo será a licitação para a produção dos materiais, e os esforços serão para que alguns estejam prontos para distribuição em novembro”, disse Kleber Gesteira. O resultado do processo já pode ser acessado. Mais informações na Coordenação-Geral de Educação Escolar Indígena do MEC, no telefone (61) 2104-6156.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos