Ministério prorroga prazo para atualização de dados das entidades sindicais

O prazo final da campanha de atualização de dados das entidades sindicais, promovida pela Secretaria de Relações de Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego, foi prorrogado para o dia 30 de novembro. Até o momento, segundo o ministério, 6.834 entidades já atualizaram seus dados, sendo 28 confederações, 404 federações e 6.402 sindicatos.

O secretário de Relações de Trabalho, Osvaldo Bargas, destaca que "a população precisa saber onde estão situados esses sindicatos e como eles funcionam". E lembra que "boa parte deles hoje são sindicatos de carimbo, onde os trabalhadores contribuem, mas não sabem o que fazem e onde estão localizados".

As informações atualizadas farão parte de um anuário a ser lançado com o objetivo de permitir aos trabalhadores e empregadores "identificar aqueles sindicatos que são atuantes e os que existem apenas para receber as contribuições sindicais", alerta nota divulgada pelo ministério.

Para atualizar os dados, é necessário preencher formulário disponível na página do ministério na internet (www.mte.gov.br). O sistema emitirá uma solicitação de atualização, que deverá ser entregue, juntamente com os documentos que comprovam as informações descritas, nas Delegacias Regionais do Trabalho.

A campanha foi dividida em três etapas: a primeira, de 19 de abril a 18 de maio, foi direcionada às confederações; a segunda, de 19 de maio a 27 de julho, às federações; e a terceira fase, voltada para os sindicatos, começou em 28 de julho.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *