Horário de verão altera fuso entre Brasília e a Amazônia

Durante o horário de verão, a diferença de horário entre Brasília e a Amazônia Legal será alterada passando de uma para duas horas. Amanhã, quando for 12 horas em Manaus, em Brasília os relógios já estarão marcando 14 horas. A exceção é o Mato Grosso, o único estado da região no qual vigora o horário de verão.

A Amazônia tem três fusos horários: no Amapá e parte do Pará ele é o mesmo de Brasíla, mas nesta época fica com uma hora a menos; no Acre e no sudoeste do Amazonas, o atraso de duas horas aumenta para três horas; no restante da região, a uma hora usual de defasagem sobe para duas horas.

"O objetivo principal do horário de verão é aproveitar a maior luminosidade do dia durante o verão. Acontece que nos estados mais próximos da linha do Equador a variação da duração da luz solar durante o ano é mínima. Por isso, na região Norte não haveria ganho significativo no adiantamento do relógio", disse ldo Wilson Grubtner, diretor do Departamento de Monitoramento do Sistema Elétrico da Secretaria de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia.

Por determinação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as agências bancárias das regiões Norte e Nordeste devem adiantar em uma hora o expediente. A partir de amanhã e até o dia 18 de fevereiro, quando termina o horário de verão, elas abrem e fecham uma hora mais tarde para se adequar ao horário da Central de Compensação, localizada em São Paulo.

Mas em cinco capitais e nas suas respectivas regiões metropolitanas – Manaus, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador – o horário de funcionamento não muda. Segundo explicação dada pela assessoria de comunicação da Febraban, nessas cidades "as agências estão mais adaptadas a ajustes na troca de informações com a Central de Compensação".

Para o diretor do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (Cieam), Maurício Loureiro, o horário de verão no Centro-Sul do país não afeta o setor produtivo local. "As comunicações hoje são integradas. Por exemplo, quando eu falo com minha matriz no Rio de Janeiro estou on-line com ela. A diferença de menos uma hora não sacrifica nem o trabalho no Rio de Janeiro, nem no Amazonas", argumentou.

Para grande parte dos moradores da Amazônia Legal, o maior reflexo do horário de verão é a alteração dos horários de exibição dos programas de televisão. A telenovela das 20h, por exemplo, agora é transmitida em Manaus às 18h00 e, em Rio Branco, no Acre, às 17h.

"A única diferença que eu noto é na programação da televisão", confirmou Érica Abinader, estudante de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). "Quando eu vou ligar para os parentes de fora, aí eu sinto um pouco, porque se descuidar fica muito tarde", contou Tariana Heck, estudante do Ensino Médio, também moradora da capital amazonense.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos