Fazenda de Ratinho é invadida por sem-terra

Um grupo de aproximadamente 600 pessoas integrantes da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura) e Fetaep (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Paraná) ocupou a Fazenda Monte Azul, de propriedade do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, no município de Icaraíma (70 quilômetros de Umuarama).

Não houve resistência por parte dos 20 funcionários da fazenda que estavam no local e a ocupação ocorreu de forma pacífica. A Polícia Militar de Umuarama, responsável pela segurança da região, iniciou neste sábado um processo de negociação para a retirada das famílias, que prometem, segundo os organizadores da ocupação, resistir até que o Incra resolva o problema da terra na região.

Na opinião de um dos integrantes do movimento, que preferiu não se identificar, as pessoas perderam a esperança de uma negociação com o Incra, e resolveram abandonar seus acampamentos à beira da Estrada Boiadeira, onde estavam. Entre os ocupantes da fazenda encontram-se pessoas ligadas aos acampamentos Ana Maria (Tapira), Ribeirinhos (Icaraíma) Ex-Ilhéus e Unidos pela Terra, de Alto Paraíso. Em comum, todos habitavam as áreas inundadas pelo Parque Nacional da Ilha Grande. "A maioria recebeu uma indenização inferior a R$ 500,00 por hectare, o que tornou difícil a sobrevivência", disse o militante.

Segundo a imprensa local, a PM já tem em mãos um Interdito Proibitório para a tentativa de retirada dos ocupantes e os movimentos correm o risco de serem condenados a pagar cinco salários-mínimos por dia caso não saiam da propriedade, além de serem processados por desacato. A reportagem tentou contato com o advogado da família do apresentador, mas não obteve retorno.

Fonte: IG

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos