Brasil tem diálogo transparente com a UE sobre aftosa, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta hoje, no programa "Café com o Presidente", que o Brasil está dialogando de modo transparente com a União Européia sobre o foco de febre aftosa detectado em um município de Mato Grosso do Sul na última semana.

O presidente afirmou também que o Brasil tem o compromisso de comunicar aos países qualquer caso dessa natureza. "Nós mostramos aos portugueses, mostramos aos governantes que participaram do Encontro Ibero-Americano e vamos mostrar para a Rússia que nós temos um foco. Esse foco já foi debelado. Já matamos todas as reses. Já fizemos as barreiras nas fronteiras que era preciso fazer", afirmou.

De acordo com o presidente, as ações que estão sendo tomadas revelam o compromisso do país de não permitir que o foco se alastre e prejudique a economia brasileira. "Eu acho que nós vamos mostrar ao mundo a eficácia e a ação do governo no sentido de não permitir que um caso isolado de febre aftosa possa prejudicar o comércio de carne do Brasil com o mundo", acrescentou.

Lula está na Europa desde a última quarta-feira (12), para uma visita a Portugal, Espanha, Itália e Rússia. Segundo ele, "essa é uma viagem de concretização do trabalho que o Brasil vem fazendo há muitos anos" com países importantes como esses.

O presidente destacou a importância da parceria entre Portugal e Brasil para o processo de abertura do mercado da União Européia aos países sul-americanos. "Portugal é um país importante, que pode ser uma porta de entrada do Brasil para uma parcela significativa da União Européia. O Brasil pode ser uma porta de entrada para Portugal no Mercosul e na América do Sul".

Ainda hoje (17), o presidente participará de seminário com empresários italianos interessados em investir no Brasil. Para ele, a apresentação de projetos prioritários de desenvolvimento do país será uma das formas de atrair investimentos italianos. "É para isso que nós estamos viajando. Para gerar mais riquezas. Gerarmos mais empregos, mais distribuição de renda e melhoria das condições de vida do povo brasileiro", disse.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos