Hotel alagoano é um dos vencedores do Prêmio CEN de Aids

O 1º Prêmio Nacional CEN AIDS no Mundo do Trabalho anunciou o Hotel Costa Mar como vencedor na categoria micro empresa. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no início do mês, em São Paulo.

Na ocasião estiveram presentes o presidente do Conselho Empresarial Nacional (CEN), Murilo Alves Moreira; o Ministro de Estado da Saúde, Jarbas Barbosa da Silva Júnior; o diretor do Programa Nacional de DST/Aids do Ministério da Saúde, Pedro Chequer e a presidente do Grupo UNAIDS no Brasil, Marie-Pierre Poirier.

O prêmio CEN Aids é oferecido às empresas que realizaram os melhores trabalhos de prevenção do vírus HIV dentro do ambiente profissional. A empresa alagoana Hotel Costa Mar há um ano desempenha um trabalho de prevenção de DST/Aids em parceria com o SESC Alagoas, através do projeto Transando Saúde. O SESC Alagoas capacitou dois funcionários do hotel para atuar como agentes multiplicadores de prevenção de DST/Aids.

Na cerimônia de entrega do prêmio, o presidente do CEN informou que a data da premiação celebrava também a criação de novos Conselhos Estaduais Empresarial. Em agosto foi implantado o Conselho Estadual do Maranhão e estão sendo criados os conselhos de Alagoas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Tocantins e Paraíba.

Quatro empresas brasileiras foram vencedoras do Prêmio: Hotel Costa Mar, de Alagoas, na categoria micro empresa; Darthel Indústria de Plástico Ltda., de Caxias do Sul/RS, na categoria de pequeno porte; o Laboratório Sabin de Análises Clínicas, de Brasília, na categoria de médio porte e a empresa A. R. Folho e Cia Ltda., de Macapá/AP, na categoria de grande porte.

Segundo o Ministério da Saúde, a epidemia atinge 40 milhões de pessoas em todo mundo. Destas 2,1 milhões são crianças menores de 15 anos e estima-se que 4,8 milhões de novas infecções ocorreram só em 2003.

O impacto da epidemia na economia de 41 países pesquisados pela Organização Internacional do Trabalho – OIT foi de uma redução em torno de 1% anuais do PIB, perdas de 17% milhões de dólares.

Investindo no social

O Programa Transando Saúde visa instrumentalizar a clientela comerciária e professores acerca da prevenção de DTS/Aids, estimulando e subsidiando a implantação de programas no local de trabalho e em escolas.

O SESC propõe ações educativas para vencer preconceitos, favorecer a prevenção e promover atitudes solidárias em relação a Aids e a doenças sexualmente transmissíveis em ambientes de trabalho e escolas.

A atuação do programa consiste em desenvolver atividades junto a escolas e a empresas, onde são ministradas palestras, dinâmicas, oficinas e distribuição de preservativos. Além dessas atividades o projeto realiza uma capacitação de funcionários das empresas para atuarem como agentes multiplicadores.

Fonte: Sesc

Veja Mais

O que acontece com os pulmões quando você para de fumar?

Cigarro tradicional ou eletrônico "detonam" estruturas pulmonares e comprometem outras partes do corpo. Apesar do impacto do tabagismo, pneumologista Elnara Negri alerta que parar de fumar sempre vale a pena, pois órgão têm boa capacidade de se recuperar das agressões.

Deixe um comentário

Vídeos