Corte de 0,5 ponto na taxa de juros é o maior desde 2003

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu nesta quarta-feira (19) reduzir para 19% ao ano a taxa do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) – usada como referência básica para as taxas cobradas por bancos. A redução é maior que as que o Copom tem feito desde 2003.

Há um ano o Banco Central vinha utilizando uma política monetária cautelosa, com elevação mês a mês da taxa básica de juros. Em setembro de 2004, sob a ameaça da inflação, o Copom decidiu aumentar para 16,25% a taxa que estava em 16% desde abril daquele ano. Pelo cenário traçado à época, as projeções de inflação estavam acima da meta de 5,5% para 2004 e acima da meta de 4,5% para 2005.

A partir desse dado, a taxa sofreu um novo aumento de 0,25 ponto percentual em outubro de 2004. Em novembro e dezembro, período em que o consumo se intensifica, por causa das compras de natal, os aumentos foram de meio ponto percentual. A taxa encerrou o ano a 17,75% ao ano.

Entre janeiro e março deste ano os aumentos mensais continuaram em meio ponto percentual. Em abril, o Copom julgou que a política de elevação da taxa como forma de combate à inflação estava surtindo efeito, por isso decidiu desacelerar o ritmo, e elevou em 0,25 ponto percentual a taxa, que naquele mês ficou em 19,5% ao ano. Em maio houve um novo aumento de 0,25 ponto percentual e até agosto, a taxa se manteve em 19,75% ao ano. Depois, iniciou um processo de cortes, sempre de 0,25 pontos percentuais.

Fonte: Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos