A "coluna emocional" de Kate Moss

“Uma fonte próxima à modelo declarou ao tablóide que Linda é a coluna vertebral e emocional de Moss. Disse também que a mulher tem ficado ao lado da filha e lhe telefona todos os dias, desde que foram publicadas as polêmicas imagens dela cheirando cocaína.”

O fragmento reproduzido acima foi extraído de notícia relativa ao estado de saúde da modelo Kate Moss, internada para tratamento de dependência de drogas. O texto, publicado no tablóide eletrônico “O Fuxico”, explica que a modelo pediu a presença da mãe, Linda, a seu lado no hospital.
Do ponto de vista lingüístico, a questão suscitada pelo trecho destacado é de natureza semântica. Supõe-se que, ao dizer que a mãe é a “coluna vertebral” da filha, o redator esteja lançando mão do sentido figurado das palavras. A idéia é que a mãe é o sustentáculo emocional da filha. Até aí, não há problemas, pois ninguém, em sã consciência, tomaria a expressão “coluna vertebral” ao pé da letra. No contexto, a compreensão de seu significado metafórico é imediata.
O problema está no uso do adjetivo “emocional”. Disse o redator que “Linda é a coluna vertebral e emocional de Moss”. Está dito, dessa maneira, que a mãe é também a “coluna emocional” da filha, seja lá o que for isso. Bem se vê que a impropriedade do texto decorre de uma confusão entre o sentido figurado (conotativo) e o sentido estrito (denotativo) das palavras.
Poderia o redator optar por “sustentáculo emocional” ou, caso confiasse na força da imagem que escolheu, por apenas “coluna vertebral”. Assim:

Uma fonte próxima à modelo declarou ao tablóide que Linda é a coluna vertebral de Moss. Disse também que a mulher tem ficado ao lado da filha e lhe telefona todos os dias desde que foram publicadas as polêmicas imagens em que ela aparece cheirando cocaína.

Uma fonte próxima à modelo declarou ao tablóide que Linda é o sustentáculo emocional de Moss. Disse também que a mulher tem ficado ao lado da filha e lhe telefona todos os dias desde que foram publicadas as polêmicas imagens em que ela aparece cheirando cocaína.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos