Quando empregar a vírgula?

"O governador Ronaldo Lessa, determinou, nesta quarta-feira, ao Gabinete Civil, que acione a Procuradoria Geral do Estado para adotar as medidas cabíveis, nas esferas administrativa, penal e criminal, contra o promotor Márcio Roberto Tenório Albuquerque, da 7ª Vara Especial Criminal de Maceió, que no último dia 24, durante julgamento, atacou o chefe do Executivo estadual com ofensas pessoais, utilizando-se, inclusive, de termos de baixo calão."

O texto reproduzido acima foi extraído de uma chamada jornalística para notícia relativa a determinação do governador de Alagoas, Ronaldo Lessa.
O redator incorreu em vários erros relacionados ao emprego da vírgula. O primeiro deles é também o mais grave de todos. Nunca se usa a vírgula entre o sujeito (“o governador Ronaldo Lessa”) e o predicado (“determinou…”) de uma oração.
A expressão “ao Gabinete Civil” é o complemento indireto do verbo “determinar” (“determinar algo a alguém”). Entre o verbo e seus complementos e entre os complementos, também não se usa a vírgula.
Já a expressão “no último dia 24”, que exprime uma circunstância adverbial, deveria estar entre duas vírgulas.
Veja, a seguir, o texto reformulado:

O governador Ronaldo Lessa determinou, nesta quarta-feira, ao Gabinete Civil que acione a Procuradoria Geral do Estado para adotar as medidas cabíveis, nas esferas administrativa, penal e criminal, contra o promotor Márcio Roberto Tenório Albuquerque, da 7ª Vara Especial Criminal de Maceió, que, no último dia 24, durante julgamento, atacou o chefe do Executivo estadual com ofensas pessoais, utilizando-se, inclusive, de termos de baixo calão.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos