Receita Federal alerta contribuintes sobre falsos e-mails

Rio – A Receita Federal informou que o número de mensagens falsas enviadas aos contribuintes com o objetivo de obter informações sigilosas triplicou entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. A Receita recebe essas informações de empresas que administram e monitoram a internet, mas não possui números exato sobre o número de mensagens enviadas.

De acordo com o chefe da Divisão de Tecnologia e Sistema de Informação da Superintendência da Receita Federal no Rio, José Augusto Teixeira Carneiro, o contribuinte deve ficar alerta e não deve abrir essas mensagens. "A Receita não manda e-mail para os contribuintes e quando necessita de uma informação, o pedido é feito por carta registrada".

José Augusto Carneiro disse ainda que os chamados "spams" são mais freqüentes nos meses de março e abril, quando começa o prazo para a declaração do imposto de renda, e entre agosto e novembro, quando os contribuintes isentos – aqueles que não possuem renda suficiente para declarar o imposto – têm que fazer o recadastramento.

Ele afirmou que para a Receita Federal é praticamente impossível fazer um levantamento do número de contribuintes enganados por essas falsas mensagens pela internet. Segundo o chefe da Divisão da Receita, são poucos os que denunciam este tipo de golpe à ouvidoria do órgão, setor encarregado de receber as reclamações, sugestões e dúvidas dos contribuintes.

O contato com a ouvidoria pode ser feito pelo telefone 0800 – 721111 ou na página da receita na internet: www.receita.fazenda.gov.br

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos