Explosão de carro-bomba em cidade xiita do Iraque mata 25 e fere 40

A explosão de um carro-bomba na cidade xiita de Howaider, distante 65 quilômetros da capital iraquiana, Bagdá, matou ao menos 25 pessoas e feriu outras 40 neste sábado. O ataque acontece um dia depois do fim do período de registro para os partidos políticos que vão participar das eleições legislativas, previstas para 15 de dezembro.

O Ministério iraquiano do Interior e a polícia confirmaram o número de mortos e feridos no ataque. Segundo eles, a bomba estava em uma pick-up quando explodiu, na principal rua da cidade, onde se localiza um café e uma mesquita. O atentado foi registrado logo depois do pôr do sol, quando as pessoas podem quebrar o jejum do Ramadã [mês sagrado dos muçulmanos, época em que comer, beber e manter relações sexuais são atividades proibidas entre a alvorada e anoitecer, que acontece no nono mês do calendário islâmico].

Funcionários da Comissão Eleitoral iraquiana 21 coalizões foram formadas entre os 230 partidos políticos. Há um grande número de legendas sunitas se preparando para as eleições. Os grupos sunitas haviam boicotado as eleições para a Assembléia Provisória, em janeiro, alegando que as condições para o pleito estavam erradas.

Cinco desses grupos devem dominar a corrida política: A Aliança Islâmica Xiita, o bloco curdo, dois blocos de partidos sunitas, e uma coalizão secular, formada pelo ex-primeiro-ministro Iyad Allawi.

Votação

Sob o novo sistema de votação, os eleitores iraquianos das 18 Províncias do país terão 18 cédulas diferentes. "Estamos dando ao eleitor uma chance de eleger pessoas que ele conhece, mais envolvidas", afirmou Hussein Hindawi, o diretor da Comissão Eleitoral do Iraque.

Allawi, um xiita secular, divulgou a existência de sua coalizão neste sábado, que inclui sunitas como o vice-presidente Ghazi al Yawar, e os líderes parlamentares Hajem al Hassani e Adnan Pachachi.

"A prioridade de nosso partido é a unidade do Iraque, que é o assunto mais importante [a ser debatido] no futuro", afirmou Allawi.

Fonte: Uol

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos