Assistência Social capacita gestores do Bolsa-Família

Para facilitar o cadastramento dos beneficiados pelo programa Bolsa-Família, do Governo Federal, a Secretaria Executiva de Inserção e Assistência Social, em parceria com a Caixa Econômica Federal, realiza nesta quinta e sexta-feira, uma capacitação para gestores dos 102 municípios alagoanos.

Em Alagoas, atualmente, 236.896 famílias estão inseridas no Bolsa-Família, o que corresponde a mais de um milhão de pessoas beneficiadas no Estado, quase um terço da população alagoana. São R$ 16,24 milhões transferidos mensalmente para as famílias assistidas.

De acordo com a coordenadora estadual do programa, Vilna Damasceno, o principal objetivo da capacitação é qualificar as prefeituras no que diz respeito ao cadastro das famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, aptas a serem incluídas no programa social. "E, também, auxiliar no processo de gerenciamento das famílias já incluídas”, complementa. Essa já é a sexta versão implantada pelo governo federal, visando aperfeiçoar o cadastramento das famílias assistidas pelo Bolsa-Família.

A capacitação será realizada no auditório da Escola Superior de Administração Marketing e Comunicação (Esamc), localizada na rua Sandoval Arroxelas, Ponta Verde, das 8h às 18h, e tem como público-alvo os coordenadores e os operadores municipais do Bolsa-Família e do Cadastramento Único (Cadunico), um sistema de dados que permite identificar as famílias em situação de pobreza de todos os municípios brasileiros.

Considerado o maior programa de transferência de renda às famílias pobres do país, o Bolsa-Família agrega quatro programas (Bolsa-Escola, Bolsa-Alimentação, Cartão-Alimentação e o Auxílio-Gás), proporcionando mais agilidade na liberação do dinheiro a quem precisa. A unificação também criou mais facilidade no controle dos recursos, dando mais transparência às ações.

Fonte: Secom/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos