Governo dobrou o volume recursos para a cultura, diz Gilberto Gil em pronunciamento nacional

Brasília – O ministro da Cultura, Gilberto Gil, disse durante pronunciamento em rede obrigatória de rádio e televisão que a cultura tornou-se "prioridade mesmo" durante a sua gestão. Tomando como mote a celebração do Dia da Cultura, que é comemorado hoje (5) , Gil fez um balanço das atividades desenvolvidas desde 2003.

"Quando fui convidado pelo presidente Lula para ser o novo ministro da Cultura, ainda em 2002, disse que a minha presença aqui só faria sentido se todo o governo encarasse a cultura como prioridade. Quase três anos depois, constato que aquele desejo, aquela vontade, vem se tornando uma realidade", declarou.

Essa realidade, segundo o ministro, pode ser verificada no volume de recursos disponibilizados para a sua área. "Apesar das adversidades, o governo federal de 2002 para 2006 dobrou o orçamento do Ministério da Cultura, assim como também dobrou os recursos da Lei de Incentivo à Cultura", disse o ministro.

Ele citou novos instrumentos de financiamento criados, como as linhas de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as pequenas e médias empresas culturais destinadas à construção de salas de cinema e, também, os fundos de investimento em cinema. "Os patrocínios culturais das empresas estatais agora estão em sintonia com as políticas públicas do setor. Com isso, temos mais recursos sendo investidos de modo mais eficiente e abrangente. Basta ver a Lei de Incentivo à Cultura. Antes, os recursos eram concentrados em poucos estados. Agora a distribuição regional é mais equilibrada, os recursos chegam a todo o país", destacou.

"Temos hoje mais de 300 pontos de cultura em comunidades de risco social. Logo serão 600. O patrimônio histórico está sendo restaurado em mais de 30 cidades. Duzentas novas bibliotecas foram instaladas e cerca de 800 encontram-se em fase de instalação. Quase 300 novos longas, curtas, programas de TV, filme de animação e videogames foram realizados com recursos do nosso orçamento", disse o ministro, ao apontar avanços em todos os segmentos.

O ministro anunciou a criação do Sistema Nacional de Cultura, que vai articular a atuação do poder público no setor. E falou também da Conferência Nacional de Cultura, que ocorre em dezembro e tem por finalidade debater a elaboração do primeiro Plano Nacional de Cultura do Brasil.

Gil fez, ainda, uma avaliação as investidas do Brasil no âmbito internacional. "Nossa atuação internacional também começa a dar frutos", disse, citando a Conferência da Unesco, realizada em Paris, que aprovou a Convenção Internacional de Proteção e Promoção da Diversidade Cultural. A "elaboração e aprovação (da convenção) se devem em grande parte ao trabalho do Ministério da Cultura do Brasil, ao lado de países como a Espanha, França, Canadá, vizinhos do Mercosul e os paises da África", afirmou.

No pronunciamento, Gilberto Gil citou ainda o Ano do Brasil na França, que ocorre este ano; a Copa da Cultura na Alemanha, prevista para 2006, e o programa de circulação de arte nos Estados Unidos.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos