Manifestantes carregam boneco de Bush em protesto

Apesar do forte esquema de segurança montado, o clima em Brasília está tranqüilo na manhã de hoje, quando o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Na Granja do Torto, onde Bush deve chegar por volta das 11h10, o grupo de manifestantes liderado pelo deputado Babá, do PSOL, reúne até agora cerca de 20 pessoas, número muito menor que o de policiais e seguranças que fazem o policiamento no local.

Em um protesto pacífico, os manifestantes carregam um boneco representando George Bush e seguram faixas com dizeres como "Fora Bush Imperialismo Assassino". A letra S do nome de Bush é grafada como uma suástica.

Em outros cartazes, assinados por um grupo que se denomina Liga Bolchevique Internacionalista, o presidente americano é mostrado com o bigode que Hitler usava.

Encontro

Bush chegou ao Brasil sob inédito esquema de segurança, que envolve cerca de 500 homens (metade trazida dos Estados Unidos e metade da Polícia Federal).

Nesta manhã, após um encontro reservado com Lula, previsto para durar 35 minutos, os dois presidentes farão uma reunião ampliada, com a participação de ministros e autoridades dos dois países.

Após essa reunião de aproximadamente 50 minutos, onde deverão ser discutidos temas da agenda bilateral, a situação da América Latina, negociações da OMC (Organização Mundial do Comércio) e reforma da ONU (Organização das Nações Unidas), os dois presidentes farão declarações à imprensa (dez minutos cada).

Ao final das reuniões, o presidente Lula e a primeira dama Marisa Letícia irão oferecer ao presidente Bush e à primeira dama Laura Bush um churrasco.

Antes do encontro oficial com o governo brasileiro, ainda na manhã de hoje, o presidente norte-americano participa de um evento promovido pela Embaixada dos EUA: um encontro fechado com empresários e estudantes brasileiros.

Depois do almoço na Granja do Torto, Bush fará ainda uma palestra para convidados da sociedade civil e autoridades no hotel Blue Tree, onde está hospedado.

Bush deve deixar Brasília às 17h55, com destino ao Panamá.

Fonte: Folha online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos